Wednesday, January 28, 2009

Trabalhar ou não trabalhar

Em Portugal, por lei, uma grávida trabalha até ao dia do nascimento.
Isto claro a não ser que haja problemas de saúde, ou complicações na gravidez, e nessas situações normalmente o médico passa uma baixa, e pronto.

Mas não está previsto à partida a grávida poder passar uns dias ou mesmo semanas antes do nascimento em casa, a descansar.

Em França está previsto por lei, e a licensa de maternidade inicia-se 6 semanas antes da DPP.
Fantástico, não é? No entanto, no pós parto não têm direito a tanto tempo como em Portugal...

Portanto a teoria é simples: enquanto estiver tudo bem trabalho, e se a minha médica der indicação, meto baixa.

Na prática é diferente.
Eu gosto do meu trabalho, e quero tentar "aguentar" o mais tempo possível. Mas o cansaço é muito. Então negociei trabalhar dois dias por semana de casa, o que me permite descansar mais.
Isso para mim é normal...

Mas para outros não é. Familiares e amigos pressionam-me: "Já não devias estar a trabalhar!", "Tens é que pensar na tua miúda!", quando não é... "Tu és mas é maluca!"

E isso mexe comigo.
Acabo por não ter apoio nessa decisão por parte do lado privado da minha vida, e não sei sequer se a minha atitude está a ser valorisada pelo lado trabalho da minha vida....

Não sei que pensar....

1 comment:

Xuga said...

Tu és mas é maluca!!!! Lolol

Lavajoka, sabes bem a minha opinião, ninguem te agradece andares lá. Falo por mim, acho que devias descansar mais, porque te vejo sempre muito cansada. Sei que não gostas de te queixar mas quem te conhece percebe. "Os familiares e amigos" que te rodeiam vêm que te esforças demasiado. E podes bater á vontade que eu estou cá para isso! :P